PARCERIAS E EXPERIÊNCIAS

CONEXÕES VITAIS

ABAIXO VOCÊ ENCONTRARÁ MEU CURRÍCULO  E LINKS DE PARCEIROS BIO-ARQ, DOS PROJETOS E CURSOS QUE OFERECEMOS EM TODO BRASIL E PELO MUNDO.  PARA MAIS INFORMAÇÕES, ESPERAMOS PELO SEU CONTATO.

ESTACIONAMENTO 3.jpg

BIO-CONSTRUTOR INTUITIVO

 

APÓS PASSAR POR 25 ANOS DE EXPERIÊNCIAS EM DIVERSAS ÁREAS DE TRABALHOS, INTUITIVAMENTE VEIO A IDEIA DE CONSTRUIR UMA CASA DE PALLET, EM 2016,  EM UM SÍTIO QUINTAL DO MAR, NO RECREIO - RIO DE JANEIRO. ESTE PROJETO DE UMA CASA FEITA COM RESTOS DE MATERIAIS, POUCO CUSTO E CONSTRUÍDO EM 20 DIAS, PROPORCIONOU NOVOS CAMINHOS E HORIZONTES.

SURGIU O CONVITE DE TRABALHO PELO ESPAÇO GAIA DE LUZ, ONDE ACONTECE O CURSO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, EXERCITANDO FERRAMENTAS PARA O AUTO-CONHECIMENTO.

SENTINDO A NECESSIDADE DE MAIS CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS E COM BAMBÚ, JÖRG STAMM COMO REFERÊNCIA E ESPECIALISTA ESTAVA PRÓXIMO DE NOVA FRIBURGO NO TIBÁ RIO - INSTITUTO TECNOLOGIA INTUITIVA E BIO-ARQUITETURA, FUNDADO PELO MESTRE JOHAN VAN LENGEN E SUA ESPOSA ROSE.

 

MAIO DE 2017 FOI O PRIMEIRO CONTATO COM O TIBÁ, UM LUGAR DE ENCONTROS, VOLTADO PARA A REALIZAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL MAIS PLENA, EM BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO. APÓS LÁ REALIZADOS OS CURSOS DE BAMBÚ, COM JÖRG STAMM E O CURSO DE BIO-ARQUITETURA, COM JOHAN E MARC VAN LENGEN, TOMAS LOTUFO E COBI SHALEV, SE INICIARAM OS TRABALHOS E PROJETOS JUNTO AO INSTITUTO E ASSIM ATÉ HOJE MESES DE ESTUDOS, DEDICAÇÃO E AMOR À BIO-ARQUITETURA.

OS CURSOS REALIZADOS:

* TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO COM BAMBÚ, COM JÖRG STAMM, 2 CURSOS - MAIO E SETEMBRO/2017

* BIO-ARQUITETURA,  COM JOHAN E MARC VAN LENGEN, TOMAZ LOTUFO E COBI SHALEV 03 CURSOS - JUNHO E OUTUBRO/2017 E FEVEREIRO/2018.

* ARQUITETURA ORGÂNICA BETA ALFA - COM JOHAN VAN LENGEN E IRINA BILETSKA, 02 CURSOS - JUNHO/2017 E JANEIRO/2018.

* AGROFLORESTA, COM YURI DINIZ, 02 CURSOS - AGOSTO E NOVEMBRO/2017.

* SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE BIO-ARQUITETURA E SUSTENTABILIDADE - SÍLABAS - EM PARCERIA COM PINDORAMA - SETEMBRO/2017.

* TETO VERDE COM GERNOT MINKE - SETEMBRO/2017 , JUNTO AO SÍLABAS.

"OLHE PROFUNDAMENTE PARA A NATUREZA E VOCÊ VAI ENTENDER TUDO MELHOR"
ALBERT EISTEIN

PARCEIROS DE PROJETOS

TIBÁ.png

TIBÁ RIO

INSTITUTO DE TECNOLOGIA INTUITIVA E BIO-ARQUITETURA

www.tibario.com.br

TIBÁ ESTÁ LOCALIZADO EM BOM JARDIM, RIO DE JANEIRO. É UM LUGAR DE ENCONTROS, CRIADO EM 1987 POR ROSE E JOHAN VAN LENGEN, VOLTADO PARA A REALIZAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL MAIS PLENA.

NO TIBÁ SÃO OFERECIDOS CURSOS E OFICINAS DE TRABALHO DIRIGIDO À TODOS OS INTERESSADOS EM APERFEIÇOAR TÉCNICAS DE BIO-ARQUITETURA E AGROFLORESTA.

'DIGA-ME E EU VOU OUVIR. MOSTRA-ME E EU VOU ENTENDER. ENVOLVA-ME E EU VOU APRENDER'

PROVÉRBIO INDÍGENA

YDCARPE.jpg

YURI DINIZ

A CARPE MAIS DO QUE UMA EMPRESA É UM MOVIMENTO QUE TEM COMO PROPOSTA ADAPTAR,  (RE) PENSAR, (RE) FUNCIONALIZAR OS ESPAÇOS DE MANEIRA PARTICIPATIVA ATRAVÉS DAS SUAS RELAÇÕES, BUSCANDO ESTABELECER SUSTENTABILIDADES E HARMONIA. TRANSFORMAMOS OS ESPAÇOS ATRAVÉS DA AGRICULTURA INTELIGENTE, GESTÃO DE RESÍDUOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A AGROFLORESTA. TRABALHAMOS COM A CRIAÇÃO DE UM DESIGN DE ASSENTAMENTO AGRÍCOLA, DE MODO A PROMOVER MAIOR EFICIÊNCIA ECOLÓGICA E ECONÔMICA.

O DIFERENCIAL DA CARPE ESTÁ NAS TÉCNICAS QUE UTILIZAMOS PARA A REALIZAÇÃO DOS PLANTIOS, SEMPRE SEGUINDO OS PRINCÍPIOS AGROFLORESTAIS VIVENCIADOS AO LONGO DOS ÚLTIMOSANOS, SEGUINDO OS PASSOS DO MESTRE ERNST GOTSH. NÃO FAZEMOS USO DE NENHUM AGROTÓXICO E OS RECURSOS LOCAIS SÃO PRIORITÁRIOS. O OBJETIVO FINAL É A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, INDEPENDENTE DO ESPAÇO E LOCAL DE INTERESSE.





ADAMÁ COBI.jpg

COBI SHALEV

BIO-CONSTRUTOR

www.adama.arq.br

PROMOVE ATRAVÉS DO DESENHO, DA CONSTRUÇÃO, DE CURSOS E OFICINAS DE CAPACITAÇÃO, UMA ARQUITETURA 'VIVA', A BIO-ARQUITETURA, QUE RESPEITE O MEIO AMBIENTE E AS PESSOAS ENVOLVIDAS,

 UTILIZANDO DE UMA FORMA CRIATIVA OS RECURSOS NATURAIS DISPONÍVEIS EM CADA REGIÃO.

EM HEBRAICO ADAMA (PRONUNCIA-SE ADAMÁ) SIGNIFICA TERRA E ADAM, PESSOA - O SER QUE FOI FEITO DO BARRO. POR SER UM DOS MATERIAIS MAIS ABUNDANTES DO PLANETA E POSSUIR CARACTERÍSTICAS NOBRES COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO, O SER HUMANO UTILIZA A TERRA EM SUAS ARQUITETURAS HÁ MILHARES DE ANOS, EM CLIMAS E AMBIENTES DIVERSOS.

irina.jpg

IRINA BILETSKA

O PROPÓSITO DA ARQUITETURA ORGÂNICA É CRIAR EDIFÍCIOS QUE TRANSMITAM O SENTIMENTO DE VIDA E QUE REFLITAM A INDIVIDUALIDADE DE CADA SER.

PARA CRIAR O DESENHO INTUITIVO NOS BASEAMOS EM PROCESSOS FUNCIONAIS, NOS SONHOS E NECESSIDADES DAS PESSOAS E NAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO AMBIENTE. OS PROJETOS DE BIO-ARQUITETURA TEM COMO OBJETIVO ESTIMULAR E APOIAR O DESENVOLVIMENTO DO SER E A SAÚDE DOS HABITANTES.

NA ARQUITETURA ORGÂNICA OS EDIFÍCIOS SÃO VISTOS COMO UM ORGANISMO VIVO, ESTRUTURADO DE ACORDO COM SUAS FUNÇÕES E CRESCENDO NATURALMENTE DESDE O SEU PRÓPRIO CONTEXTO (LUGAR, AMBIENTE E ENTORNO CULTURAL).

FOLHA.jpg

FERNANDA AIEX

ATENA  ARQUITETURA NATURAL

www.atenaarquiteturanatural.com

'DESENHO NATURAL 3D & AMPLIAÇÃO SENSIBILIDADE'

PARTINDO DAS TÉCNICAS DE DESENHO E OBSERVAÇÃO DA NATUREZA SURGEM OS PROJETOS DE ARQUITETURA E INSPIRAÇÕES GRÁFICAS PARA EXECUÇÃO DE PROJETOS, UTILIZANDO MATERIAIS LOCAIS, RESPEITO AOS SÍTIOS NATURAIS E APLICAÇÃO EM ESPAÇOS COM VISUALIZAÇÃO 3D PARA MELHORES SOLUÇÕES ESPACIAIS.

 

O DESENHO DE ARQUITETURA DEVE SER PENSADO DE UMA MANEIRA NATURAL, AVALIANDO AS CONDIÇÕES DOS SITIOS PROJETADOS E BUSCANDO UM CONCEITO PARA CADA AMBIENTE.

Untitled-5.jpg

LEONARDO ADLER

BACHAREL EM ENGENHARIA AMBIENTAL PELA PONTÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO E MESTRANDO EM TECNOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO SOCIAL NO NIDES-UFRJ.


ATUA COMO EMPREENDEDOR SOCIAL COM PROJETOS DE PERMACULTURA E SANEAMENTO ECOLÓGICO.